06/03/2014

Semana da leitura na Júlio Brandão

Na nossa escola iniciamos já hoje as atividades da Semana Concelhia da Leitura. Esperamos por ti na biblioteca para esta Festa da Leitura!

Este ano a Semana da Leitura será dedicada ao tema Língua Portuguesa, que celebra os 800 anos do conhecimento dos seus textos mais antigos.
IAN/TT, Mitra de Braga, caixa 1, documento 48; 240×495mm
1214 Junho 27
Testamento de D. Afonso II.
Existem dois exemplares deste testamento, a cópia que foi enviada ao arcebispo de Braga e aquela que foi enviada ao arcebispo de Santiago.

linha 1
En'o nome de Deus. Eu rei don Afonso pela gracia de Deus rei de Portugal, seendo sano e saluo, temëte o dia de mia morte, a saude de mia alma e a proe de mia molier raina dona Orraca e de me(us) filios e de me(us) uassalos e de todo meu reino fiz mia mãda p(er) q(ue) de

linha 2
pos mia morte mia molier e me(us) filios e meu reino e me(us) uassalos e todas aq(ue)las cousas q(ue) De(us) mi deu en poder sten en paz e en folgãcia. P(ri)meiram(en)te mãdo q(ue) meu filio infante don Sancho q(ue) ei da raina dona Orraca agia meu reino enteg(ra)m(en)te e en paz.
E ssi este for

linha 3
morto sen semmel, o maior filio q(ue) ouuer da raina dona Orraca agia o reino entegram(en)te e en paz. E ssi filio barõ ouuermos, a maior filia q(ue) ouuuermos agia'o ...
http://cvc.instituto-camoes.pt/tempolingua/07.html

Sem comentários:

Enviar um comentário