22/10/2012

MIBE na E. B. 2, 3 Júlio Brandão

Neste mês de outubro, os alunos do 5.º ano visitaram a biblioteca, acompanhados pelos seus professores de português.
Depois de lida a obra de Luísa Ducla Soares, A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas,foi distribuído e lido o guia do utilizador da BE e o Passaporte da Leitura.
Com esta atividade pretende-se que todos os alunos estejam mais familiarizados com o funcionamento da BE e se sintam com muita vontade de conhecer os livros que coloca à sua disposição.
 




07/10/2012

A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas

Nas próximas semanas, todas as turmas do 5.º ano irão à biblioteca para uma sessão de formação. O mote será dado por Luísa Ducla Soares, através da sua obra A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas.



 

Clica aqui para ficar a conhecer melhor esta escritora.










 
E... quem será o tal GIGANTE das bibliotecas?
 
Clica aqui e descobre!
 
Será que estes animais estão mesmo relacionados com bibliotecas?
 
Experimenta este vídeo!


01/10/2012

Concurso: Melhor frase/Melhor ilustração sobre a BE

A biblioteca promove, durante este mês dedicado às bibliotecas escolares, um concurso para premiar a melhor frase/melhor ilustração sobre a biblioteca. Todos os trabalhos devem ser entregues na biblioteca da escola até ao final do mês de outubro.

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Outubro é o mês dedicado às bibliotecas escolares e o dia 22 de outubro foi declarado pela RBE com o Dia da biblioteca escolar.
"Para celebrar esta data, a IASL - International Association of School Librarianship propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.
Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.
As bibliotecas são uma das criações humanas que melhor cumprem este desígnio, de perpetuar, gerar e promover o conhecimento, no sentido de uma sociedade mais culta e instruída. A importância particular das bibliotecas no campo educativo faz delas uma das chaves maiores deste desígnio."
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/363.html