25/10/2011

Estendal de ideias sobre a BE

A partir de 2008 foi instituído o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a quarta segunda-feira do mês de outubro, mas desde há dois anos passou a considerar-se este mês como o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Este ano, sob o lema “Bibliotecas Escolares preparam para a vida”, foi lançado o desafio de refletir sobre este espaço – o centro da escola e do ensino-aprendizagem.
Estamos a construir um estendal de ideias e gostaríamos de poder contar com a colaboração de todos.

Create your own video slideshow at animoto.com.

19/10/2011


Na E B 2, 3 a comemoração do Dia Mundial da Alimentação foi dinamizada pelo grupo disciplinar de Ciências da Natureza e de Ciências Naturais.

Na Biblioteca foi apresentada bibliografia alusiva ao tema. Os alunos tiveram ainda ao seu dispor vários quebra-cabeças e um teste aos seus hábitos alimentares "Faço uma alimentação saudável? Sei comer?".

Dia Mundial da Alimentação




Inserida nas atividades do Dia Mundial da Alimentação, a Biblioteca das Lameiras promoveu a palestra “A importância da alimentação no desenvolvimento físico e cognitivo”, no passado dia 18 de outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo.
Esta palestra foi da responsabilidade do CHMA – Serviço de Pediatria.





09/10/2011

As quatro portas do céu



Create your own video slideshow at animoto.com.


O céu tem quatro portas e em cada uma delas mora uma das estações do ano.
É de salientar a porta do Outono, que nos veio visitar à biblioteca neste novo ano, no dia internacional da música com a leitura de um pequeno excerto do livro “ As quatro portas do céu “, acompanhado da música de Vivaldi.
Na porta dourada mora um homem chamado Outono, que, além de pintor, é um grande maestro, e cria uma sinfonia de verdes escuros, castanhos, roxos, vermelhos e dourados na folhagem das árvores.Esta é, portanto, a história das estações do ano, as quais, afinal, têm paralelo nas vidas das pessoas, pois, como nos diz a autora, Rosa Lobato de Faria, "todas as idades, como todas as estações, têm o seu encanto; o que é preciso é coração para senti-las e amá-las tal e qual como elas são."